quinta-feira, 5 de julho de 2012

Febre: sem medo mas sempre alerta!


Nesta última semana fiquei agoniada com uma febre que surgiu na minha filha de 1 ano e não passava. Confiei no 6º sentido de mãe e não hesitei em levá-la ao pediatra 2 vezes num intervalo de 6 dias, uma coisa que aprendi é que pesquisas na internet pioram muito minha preocupação por dois motivos:

- Na internet acabamos lendo casos raros e tristes

- As hipóteses são tantas que acabam criando um monstro na nossa cabeça, toda mãe quer saber logo o que o filho tem e a cada hipótese já imagino minha filha passando por todos os terríveis sintomas 

Então na dúvida, ligo logo pro médico e se ele está muito tranquilo, eu insisto.

Mas afinal, qual temperatura é considerada febre?

Valores normais de temperatura axial (medindo pela axila)
Tempo de permanência do termômetro- 5 a 10 min.
Temperatura axilar normal: 35,8 a 37 °C.
Média: 36 a 36,5 °C.

Estágios da Temperatura
Hipotermia: menor que 36°C
Nomortemia (normal): 36°C a 36.8°C
Febrícula ou estado subfebril: 36,8°C a 37.4°C
Estado Febril: 37.5°C a 38°C
Febre (hipertermia): 38°C a 39°C


O meu pediatra recomenda dar um ati-térmico para valores acima de 37.7°C, pela tabela acima isso ainda é considerado estado febril, mas como provavelmente a temperatura continuará subindo e o bebê está com mal-estar, não há motivo para esperar, então chegou em 37.7° já dou o remedinho! (Atenção: minha filha tem 1 ano, bebês menores devem ter cuidados especiais!)

Conheço algumas mães que quando colocam o termômetro e aponta 37°C elas já correm e dão remédio, isso não é nem estado febril e pode causar um diminuição da temperatura brusca da criança, desnecessário e nem um pouco recomendado pelos médicos.

Para que serve a febre?

As bactérias e vírus gostam de viver em temperaturas ao redor dos 36-37ºC. É o ponto onde eles são mais ativos. O aumento da temperatura corporal tem como objetivo atrapalhar as funções básicas dos invasores e também estimular a função das nossas células de defesa, que passam a funcionar melhor nessas temperaturas.
A febre também é um sinal de alerta que nos indica que algo de errado está acontecendo.

A maioria dos casos de febre tem origem viral e se resolve espontaneamente após alguns dias. O uso de anti-inflamatórios ou antipiréticos ajuda a reduzir a febre temporariamente, melhorando o bem-estar do paciente. Estas drogas não agem diretamente na causa da febre, portanto, não aceleram o processo de cura. A Dipirona (Metamizol) ou Paracetamol são habitualmente os medicamentos mais usados para baixar a febre.

Se a febre ajuda no combate às infecções, por que então baixá-la?

A febre é um sinal de defesa importante, mas ela não é indispensável no tratamento das infecções. Não há vantagens em deixar o paciente sentindo-se mal com temperaturas acima de 39,0ºC... Apenas como exemplo, para cada 1ºC de elevação na temperatura corporal há um aumento de 13% na demanda por oxigênio. Pacientes com doenças pulmonares podem não conseguir comportar este aumento do consumo de oxigênio pelas células.

Se temperaturas um pouco elevadas podem ajudar no combate aos invasores, quando acima dos 39,0ºC, este benefício parece desaparecer.


A polêmica do banho frio!

Se o objetivo é baixar a febre rapidamente, o melhor é usar esponjas úmidas com água morna (ao redor dos 20ºC) para molhar a pele do paciente. Quando a água em contato com a pele pode evaporar há mais perda de calor do que quando há submersão em uma banheira ou piscina.

A água muito fria pode causar constrição dos vasos da pele, diminuindo a perda de calor. Lembre-se, o importante não é esfriar a pele, mas sim facilitar perda de calor que vem do centro do corpo. O melhor mesmo é usar as esponjas, simulando uma grande sudorese.

Passar álcool na pele não ajuda em nada.


Perda de apetite! Pode deixar a criança ou o adulto sem se alimentar em caso de febre e indisposição?

Pode. Quem está febril deve ficar à vontade em relação ao apetite. Se sente fome, pode fazer uma bela refeição. Por outro lado, se estiver sem apetite, ninguém deverá obrigá-lo a comer. E isso vale inclusive para crianças, não importa a idade. Comer, numa situação de tremendo mal-estar, poderá provocar náuseas. Náuseas poderão levar ao vômito. E vômito poderá abrir a brecha para uma desidratação. Lembre-se: com o calorão da febre o corpo precisa de líquido e não o contrário.

(Fonte: leia neste link diversas perguntas sobre a febre: http://saude.abril.com.br/edicoes/0302/medicina/conteudo_391300.shtml?pag=2  )

Bom, entendendo um pouquinho mais de febre voltei a investigar (com o médico) a situação da minha filha, ouvi de muitas mães: - Está nascendo dentinho? É isso, tadinha!

Opa, peraí, nascimento de dente dá febre de uma semana? Resposta do pediatra: Não!

Aliás, nem é comprovado que febre alta tem ligação com dentes, veja só:

Nascimento dos dentes X febre

Um novo dente emergente pode mesmo aumentar levemente a temperatura corporal de um bebê com menos de um ano, mas estudos mostram que elas não costumam causar febre alta. Os sintomas podem ser sinais de problemas sérios como infecções virais.

Um estudo subseqüente acompanhou crianças entre seis e 30 meses com a mesma conclusão. Não houve ligação entre os dentes que estavam nascendo e temperatura corporal ou febre alta. “Antes dos pais atribuírem os sintomas ou sinais de doenças potencialmente sérias da criança com os dentes”, disse o primeiro estudo, “outras possibilidades devem ser eliminadas”.


Hummm, então voltemos à situação da minha bebê:

Sintomas:
Estado febril, febre, febre, estado febril, febre, febre
Perda de apetite
Sede
Nariz com catarro
Olheiras
Pulmão limpinho, sem ruídos
Vida normal, brincando muito, choro na hora da febre, noites mal dormidas

Tudo isso depois de dois dias de tomar a vacina tetra viral.

Ahhh, então foi reação à vacina!!! Resposta do pediatra: Não!

- Tadinha, é uma gripe, vai passar! Resposta do pediatra: Não!

Febres até 3 dias geralmente são normais e não há motivo pra pânico! Acima disso devemos ter atenção especial, pois uma simples virose pode facilitar uma infecção respiratória.

Liguei pro médico no terceiro dia de febre e ele pediu exame de urina, é bom investigar tudo né? Mas o exame deu negativo e a febre persistia...

Já sentia minha filha bem abatida, até que no sexto dia o pediatra entrou com antibiótico e um diagnóstico de infecção das vias respiratórias (não vou citar o nome do remédio pois a intenção não é estimular a auto-medicação, e sim a insistência da relação mãe e pediatra.)

No dia seguinte a febre cessou, ela dormiu sem interrupção e estava bem mais disposta, mas a medicação deve ser tomada por 10 dias e o médico não ficou feliz em dar o remédio, ele explicou que quanto menos vezes a criança tomar, melhor, pois a bactéria fica resistente e cada vez mais difícil de exterminá-la, tendo que aumentar doses e composições.

Enfim, graças a Deus não aceitei que era uma gripe que passaria logo, ou o dentinho que estava nascendo, ou uma simples “virose” muito comum nessa época do ano (junho). O corpo humano é sábio e a febre alertava algo que o bebê não sabia comunicar, cabe a nós mães, consultar o médico e monitorar seu bebê até que ele fique bem!

19 comentários:

  1. Melhor site (blog) de tirar duvidas,
    Obrigado e que DEUS lhe abencoe grandemente,
    Abraço
    Adriana
    adm@megaimpressoes.com.br

    ResponderExcluir
  2. muito bom explica tudo o que procuramos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela informação !

    ResponderExcluir
  4. esse negocio de colocar a criança numa bacia de água é um perigo, a vizinha da minha mãe tinha um bebê novinho ainda que estava com muita febre e deu de querer colocar o menino numa bacia com agua fria, o garoto infelizmente acabou tendo choque termico e morreu. Por isso quando meu filho tem febre eu umedeço um paninho e vou colocando na testinha dele, depois no pulso na gargantinha ate a febre baixar, mas é fogo ..Febre assusta a gente eu mesma não durmo bem mesmo ele em 36,8º fico com medo de subir e eu não perceber!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou assim... essa noite mesmo não dormi, e temos o impulso de já sair correndo para um médico.

      Excluir
    2. Eu também sou assim... essa noite mesmo não dormi, e temos o impulso de já sair correndo para um médico.

      Excluir
  5. Adorei o blog tirou minhas dúvidas em relação a febre de 2 dias do meu filho, levei ele ao médico agora é só ver se ele melhora com os remédios que foram receitados.

    ResponderExcluir
  6. Meu bebe tem três meses e está com a temperatura de 37.7 isso já é febre.

    ResponderExcluir
  7. Meu bebe tem três meses e está com a temperatura de 37.7 isso já é febre.

    ResponderExcluir
  8. Semana passada meu filho teve febre 3 dias, melhorou hj já está febril
    El tem 3 anos fico preocupada vou leva-ao médico.
    Gostei do Blog tira muitas dúvidas obrigada

    ResponderExcluir
  9. Meninas me ajudem 37.7 é considerado como febre?

    ResponderExcluir
  10. Bialinda26, de acordo com a tabela acima, é estado febril.

    ResponderExcluir
  11. Oi meninas 38.2 e febre no bebê de quatro meses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Febre em bebês muito novinhos deve ser acompanhado pelo pediatra.

      Excluir
  12. Me vejo na sua situação!!! Meu bebê tem 1 ano e 3 meses e está exatamente assim, desde o começo do mês que tem os mesmos sintomas, melhora... 1 semana depois volta tudo de novo, fui ao PS duas vezes, pulmão limpinho, gripe... Já pedi para ped passar antibiotico.. Mas eles não gostam da idéia!!! Toda vez que vou, eles não passam... estou quase dando por conta própria!

    ResponderExcluir
  13. Estou nessa situação, minha filha tem 1ano10m amanheceu no dia 18/7/17 febril mas foi abaixando por conta própria, como aqui no Rio teve uma mudança de temperatura mt grande acho que mexeu com ela, na madrugada do dia 19/7 ela ficou com 38,4mediquei com paracetamol e não dormi observando ela ao longo do dia ela fica com febre e passava .SÓ que ela não ta com mais nenhum sintoma, ela não e mt de comer então faço o que ela gosta batata frita ,salada de pepino,e bife acebolado, mt suco de laranja e água, peito .Ela ta mt disposta ,brincando,nem abatida está. Agora ás 22h verifiquei tava39.1 mediquei e a febre baixou se amanhã não melhorar vou no pediatra.

    ResponderExcluir
  14. Minha filha esta com 40.9 graus de febre isso ja é hipetermia. O que faço ate chegar no hospital?

    ResponderExcluir

Últimos comentários do Blog